Nos últimos anos a tecnologia vem crescendo e ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas. A escola, como um organismo vivo não poderia ficar inerte. A utilização da informática educativa vem em resposta à necessidade de mudanças e reestruturações pedagógicas. Essa nova tecnologia educacional entra em consenso com os parâmetros Curriculares nacionais que os alunos são capazes de utilizar diferentes fontes de estudo, através de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Sammya Feitosa em seu livro Informática na Educação – Novas Ferramentas Pedagógicas para o professor da atualidade, capítulo 4, nos fala que os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, da concentração e das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.
Pensando nisto foi criado um laboratório de informática educativa no Colégio Estadual Joaquim de Macedo situada no município de Barra do Piraí-RJ, para uso de professores, alunos e toda a comunidade escolar, a fim de romper com as dificuldades existentes na utilização desta ferramenta de tornando-o assim um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem e principalmente de inclusão digital.
O Laboratório de Ensino de Informática tem como finalidade contemplar ações que oportunizem a comunidade escolar perceber o papel das diferentes tecnologias nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação, compreendendo o potencial de cada uma delas e utilizando-as em sua prática pedagógica possibilitando assim à comunidade escolar, como um todo, meios para que adquiram competências para integrar as tecnologias existentes na escola em sua prática pedagógica.
O laboratório de Informática é mais uma realidade do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) criado pelo MEC para promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. O Colégio Estadual Joaquim de Macedo, tem se empenhado cada dia para que esse projeto implantado, possa realmente fazer a diferença na vida e no processo de ensino aprendizagem de seus alunos. Tem promovido cursos de capacitação aos professores, para que auxiliem da melhor forma seus alunos na aquisição de novas habilidades, além de oferecer a toda comunidade escolar a oportunidade de acesso a novas tecnologias, contribuindo assim para o processo de inclusão digital.

Oi Julliene,
ResponderExcluirLi sua postagem e fiquei muito feliz e satisfeita por saber que as escolas públicas não estão ficando para trás nesta luta pela inclusão digital na educação. Confesso que não sabia que esta escola já desenvolvia trabalhos voltados para a informática.
Parabéns pela matéria.
Olá,
ResponderExcluirFicou muito interessante sua notícia. É importante cada vez mais a divulagação da luta pela inclusão digital nas escolas, e vale ressaltar que muitos projetos são realidades, não ficam somente no papel, como o Proinfo.
Bjs!
Ludimila
É sim Julliene, nossas matérias se complementam. É muito legal saber que em nosso município temos escolas públicas fazendo a diferença e lutando pela qualidade do ensino.
ResponderExcluirParticularmente gostei muito de ter realizado este trabalho, verificado essa realidade positiva e sem dúvida ter tido a oportunidade de divulgá-la.
Abraços!!!